segunda-feira, 11 de junho de 2012

Oficina de Construção de Materiais para Sala de Recursos

A equipe do Projeto Vida - Vivenciando a Inclusão, Diversidade em ação realiza quinzenalmente reuniões com as professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais do município de Lorena.
 
Nessa segunda-feira, dia 11 de junho o encontro aconteceu na sede da Secretaria de Educação, das 7:30H às 11:30H  e teve como proposta uma oficina de construção de materiais conduzida pela professora de Arte, Lucia Molina e acompanhada pelas integrantes do Projeto VIDA, pedagoga Klênia Caixeta e Coordenadora Luciane Molina.
 
Cada professora confeccionou quatro jogos em material sintético E. V. A. para serem utilizados nas salas de recursos com seus alunos.
 
Denominado "Jogo das Diferenças", cada conjunto contém 6 peças, sendo com figuras de peixe e foca. O objetivo é encontrar as diferenças que existem nelas, já que uma peça está completa e as demais, com pequenos detalhes e ausência de partes.
 
As imagens acima mostram passo a passo da oficina e da confecção dos jogos, desde o recorte até a montagem das peças.
 
Na ocasião, as integrantes do Projeto VIDA, pedagoga Klênia Caixeta e coordenadora Luciane Molina também  acompanharam a oficina e conversaram individualmente com cada professora sobre assuntos referentes ao acompanhamento e orientações para o atendimento que estão realizando nas salas de recursos.
 
Reconhecimento Tátil:
O Jogo do Reconhecimento Tátil é confeccionado em borracha sintética (EVA), contendo 6 figuras que apresentam diferenças entre si. Deste modo, apenas uma das figuras encontra-se completa e, as demais, possuem algum erro em sua composição.
 
Com o manuseio do Jogo do Reconhecimento Tátil, o aluno terá facilidade em descobrir relações de diferenças e semelhanças, desenvolvendo classificação e seriação do objeto, discriminação tátil e coordenação uni e bimanual, bem como estabelecer esquemas comparativos e associativos. As possibilidades são inúmeras.
Quantidade de peças: 6 (sendo 2 modelos distintos: peixe e foca)
 
 
 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário