terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jaca ou Jacaré

Essa dinâmica consiste em trabalhar a concentração, chamando a atenção para uma informação que, no momento é prioridade, mas que, tira o "foco" daquilo que é necessário compreender no âmbito geral.

Quando se pronuncia Jaca, a pessoa deverá sentar-se, e quando pronuncia Jacaré, deve permanecer em pé. O texto da dinâmica é o seguinte:

JACA OU JACARÉ
Manuel ia casa do seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio havia jacarés ferozes e Manuel pensou:- Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés?Então, ele chegou à beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo: jaca ou jacarés, jacarés ou jacas. Entrou na canoa e começou remar contra os jacarés. Remou, remou, lutou, lutou sempre no meio dos jacarés, mas sem esquecer das preciosas jacas. Até que enfim chegou à margem do rio.- Ufa Esses jacarés me cansaram, Mas estou mais perto das minhas belas jacas. Andou, andou e viu o pé de jaca. Como Fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou dos jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas, até o rio de jacarés. Colocou as jacas na canoa e começou a luta. Salva a jaca e bate no jacaré. bate no jacaré e salva as jacas. Até que jogou o remo no jacaré e comeu todas as jacas

1 comentários:

melry disse...

adorei o texto jaca ou jacaré vou trabalhar com meus alunos...

Postar um comentário