segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Oficina Adaptação de Materiais

Adaptação de materiais e jogos

Por Carla Zanetti
O QUE É
*                 Adaptação é um ramo da tecnologia assistida que se define como a modificação da tarefa, método e meio ambiente.
*                 Adaptar é o somatório da capacidade criativa com a praticidade e funcionalidade da adaptação proposta, com a finalidade de aceitação e utilização pelo paciente.
*                 A mudança que ocorre em habilidades sensorimotoras, cognitivas ou psicossociais pode gerar respostas adaptativas e expectativas das demandas fisicas, sociais e culturais.
*                 As respostas dependem de alguns fatores: satisfação, sucesso do desempenho, negociações positivas e negativas entre a pessoa e o ambiente.
*                 A expectativa sobre a demanda que intereferem na capacidade interna de adaptação e são elementos primordiais para o processo adaptativo individual
*                 Todos esses fatores, bem conduzidos, propiciam o prazer que irá motivar e impulsionar a engrenagem da independência, alterando e melhorando o ambiente e a capacidade funcional do individuo, favorecendo a qualidade de vida
OBJETIVO
*                 promover independência e função.
*                 promover ajuste, acomodação e adequação do individuo ao  meio
TIPOS DE ADAPTAÇÕES
*                 Atividades de vida diária (AVDs)
*                 Atividades de  vida pratica (AVPs)
*                 Atividades lúdicas
*                 Uso permanente ou temporário
 

0 comentários:

Postar um comentário